A história não contada de como fazer dinheiro no Youtube (sem mostrar o rosto) + 3 exemplos inacreditáveis!

Angry Fox Pilgrim
11 min readNov 23, 2020

--

Durante esses 8 meses que estivemos em quarentena devido a pandemia, muitas pessoas que trabalham com o público (inclusive eu) tiveram um baque monstruoso nas economias pessoais.

Quando chegou o mês de junho a situação já estava se apertando e eu comecei a ficar realmente preocupado. Eu comecei a atender via Skype, fazer consultorias, e até mesmo retomar a carteira de clientes do trabalho anterior. Enfim, me virando como pude.

Mas nesse período eu escrevi a seguinte frase no Youtube “make money online”. De repente uma tonelada de vídeos apareceram e eu tive que ir garimpando as possibilidades infinitas que estavam na minha frente.

E filtrando esses resultados, alguns canais curiosos sobre como ganhar dinheiro no Youtube apareceram. Então fui colocando num cronograma organizado, e consegui montar uma trilha que tem funcionado pra mim.

E é sobre isso que eu quero conversar com você, caro leitor, que não fazia a mínima ideia de que isso era possível.

Vamos falar da…

História não contada de como fazer dinheiro no Youtube, sem mostrar o rosto, e até mesmo sem produzir um único vídeo sequer!

Eu acredito que essa Red Pill que você está prestes a tomar irá quebrar de uma vez por todas qualquer pensamento obtuso e limitante sobre fazer dinheiro no Youtube.

Ao final eu irei apresentar 3 exemplos de canais do nicho religioso que você não vai acreditar em como é simples e fácil o que eu estou falando aqui! Você vai colocar a mão na testa e pensar “meu Deus, como não pensei nisso antes?”

Segue o papo.

Passo 1: Escolha um nicho rentável

Muitos começam fazendo o contrário disso. Simplesmente pensam “ah eu gosto disso, então vou fazer vídeo assim”. Principalmente aqueles que começam por Vlog… Nossa, por favor não faça isso. Não pense em se expor. Não somente por uma questão de privacidade, mas porque mais pra frente você vai escalar isso. Também porque a exposição te coloca numa posição de influencer, e isso está fora do que eu estou propondo aqui, ok?

Voltando pros nichos. Imagine que o Youtube é o mundo, e este mundo é dividido em dois hemisférios: o ocidente (entretenimento) e o oriente (educação). Pense que é isso que o Youtube entrega para os espectadores.

Aí dentro desses hemisférios existem os países que são os nichos. Por nicho entende-se “indústria”, ok? Por exemplo: tecnologia, moda e estilo, música, política, relacionamentos, finanças e negócios, e assim por diante.

Os canais que tem possibilidades de alta rentabilidade figuram nos nichos de educação (tutoriais, faça você mesmo, escolas), finanças (trader, investimentos, finanças pessoais), relacionamento (pegação, casamento, comportamento), culinária (receitas, tutoriais gastronômicos), comédia (standup, sketches humorísticas, compilações de vídeos engraçados), tecnologia (reviews de produtos, listas do tipo top 10 alguma coisa).

Existem outros nichos bastante rentáveis, mas esses foram os que eu acredito ser o top 6 que mais valem a pena hoje em dia. Basta procurar por “Youtube niches with high CPM” que você encontrará listas bem maiores.

O que eu coloquei entre parênteses são os tipos ou estilos de canal. É muito importante que, para começar um canal do absoluto zero, você não transite em muitos nichos. Escolha um estilo e só poste sobre esse assunto, ou seja, o canal é daquele tema, fique naquele tema.

Mais pra frente eu toco nesse assunto, mas quero me adiantar aqui: não escolha o nicho de influencer. Se você não é uma menina 7/10 a 10/10 querendo abrir um canal de maquiagem, não comece por isso. Primeiro estabilize seu financeiro, e depois, se quiser abrir um canal de qualquer tema que quiser, aí você abre. Dinheiro primeiro, depois você escolhe a diversão.

Escolha um nicho rentável, que você conheça ou tenha interesse em estudar, e pronto. Essa é a fórmula para começar.

Passo 2: Estude a plataforma

É realmente impressionante a quantidade de pessoas que pagam por cursos de youtubers, sendo que o próprio Youtube tem uma academia própria pra isso.

O conteúdo está bem estruturado por temas que vão desde o básico até o mais avançado tudo traduzido para o português.

Curso gratuito do Youtube (Youtube Creator Academy)

Por não estudarem o próprio ambiente onde trabalham, muitos youtubers reclamam de desmonetização, se vitimizam, acham que são perseguidos, etc. Não sabem como funciona o algoritmo, não entendem as métricas do analytics, não sabem o que é KPI, e outros termos analíticos. Aí vão chorar em frente as câmeras, e viver de favor de inscritos.

Estude a empresa onde você trabalha. Por mais que a plataforma seja intuitiva, estude tudo o que a academia do Youtube tem a oferecer.

Passo 3: Fique por trás das cortinas

A minha proposta aqui é que você não seja um produtor, mas um futuro Head Content, ou um chefe de conteúdo, gerenciando uma equipe e vários canais. É por isso que eu aconselho não mostrar o rosto, não só por motivos de privacidade, entendeu agora?

No início você não vai estar ganhando nada, por isso quem produzirá o conteúdo será você mesmo. Mas quando você já estiver com um canal sustentável, o que você vai fazer? Vai gastar o dinheiro se divertindo por aí? NÃO C**ALHO!! Você vai pegar essa grana e abrir um segundo canal e pagar alguém para criar conteúdo pra você. Dependendo do quanto de grana você tenha ganhado com o primeiro canal, você poderá contratar roteiristas, locutores e editores de vídeo, restando a você apenas o trabalho de pesquisa de assunto e fazer o upload com as otimizações necessárias.

Para contratar esses profissionais basta procurar por eles no Fiverr, Workana, 99jobs, e outros sites agregadores de serviços.

Fiz uma busca no Fiverr por script para vídeos do YouTube e vemos preços a partir de R$28,24 (aprox. 5 dólares).

resultados fiverr para roteiros para youtube

Fiz a mesma busca para locução/narração, e encontrei algumas opções:

resultados fiverr para locução/voiceover/narração

E edição de vídeos eu vi para animações, compilações, e edições por preços bem acessíveis:

resultados fiverr para edição de videos animados
resultados fiverr para produção profissional de videos

Agora que você viu que é possível terceirizar toda a mão de obra, você poderá gerenciar quantos canais desejar, sem produzir nada, apenas planejando e subindo os vídeos pra plataforma, e otimizando o SEO. Você vai gastar quanto do seu tempo fazendo isso? Umas 2h por dia? Ou 2h por semana, talvez?

Passo 4: Publique 33 vídeos

Mas que número mais cabalístico, não é mesmo? Mas de acordo com 2 dos inúmeros canais que eu acompanho sobre negócios do Youtube, Make Money Matt e Think Media, esse número é o ideal porque é quando o canal começa a obter tração e crescer de fato.

Então é óbvio que você precisa se planejar, buscando ideias. Procure pelas palavras principais do seu nicho no próprio Youtube, e ele vai te sugerir alguns termos de pesquisas que os usuários costumam procurar.

pesquisas relacionadas com o termo na busca do youtube

Não crie expectativas de viralizar o seu canal após esses 33 vídeos postados. Isso é possível? Totalmente! Mas tenha em mente que o mais importante são os dados e informações muito mais consistentes que teremos após isso. E esses dados são valiosos para estratégias de publicação futuras. Conhecimento é poder, não é?

Passo 5: Cronograma de publicação organizado

Agora que você tem sua lista de 33 vídeos, programe-se para publicá-los. Sempre tenha em mente um backlog, ou uma sobra, para que você sempre tenha vídeos sobressalentes. Por exemplo, se você consegue produzir 5 vídeos em uma semana, publique apenas 3. Se você consegue produzir 4 vídeos por semana, publique 2 por semana. Se você consegue produzir 3 vídeos por semana, publique apenas 1 semanalmente.

Não é pra publicar os 33 vídeos de uma vez! Segura essa emoção aí! Siga um cronograma consistente.

Se você pode produzir 2 vídeos por semana, publique apenas 1 vídeo no dia e horário predeterminado. Suponhamos que seja toda segunda-feira as 18h, com a ferramenta de agendamento do Youtube você consegue programar os vídeos para serem publicados religiosamente todas as segundas as 18h.

Se você publicar um vídeo fora do cronograma, isso vai bagunçar o analytics e seus dados após os 33 vídeos não serão tão claros. Mesmo que você não entenda o motivo disso nesse momento, acredite em mim, mais tarde você vai entender quando estudar o analytics do youtube. Portanto, mantenha consistência.

Com o tempo de publicação e crescimento do canal, o próprio Youtube vai lhe informar qual o melhor dia e hora de postar baseado no comportamento do seu público.

mapa da audiência no youtube

Quanto mais escuro, melhor a hora de publicar seu vídeo.

Acredito que com esses 5 passos já seja um bom começo para você. É óbvio que tem muito mais que isso. Aqui é o que eu pude falar da Youtube Pill nesse meu tempo que tá bem escasso.

E como prometido, deixa eu te mostrar o que encontrei hoje. Eu encontrei um Nicho bem estranho e curioso que é o religioso, e fiquei realmente impressionado como é simples adentrar nesse nicho sem muito esforço de produção.

Vamos lá.

3 canais do nicho religioso extremamente rentáveis, sem mostrar o rosto e sem edições complexas

Este canal, LITERALMENTE faz toneladas de visualizações APENAS gravando orações e lendo salmos. O vídeo é simplesmente um áudio e uma imagem estática na fundo. Qualquer um consegue fazer isso. QUALQUER UM. Sem equipamento de última geração. Só um áudio e uma imagem.

O canal tem 2,34 milhões de inscritos, e vídeos que pegaram 27 milhões de views e eu cliquei e é só um cara fazendo uma oração com uma imagem estática no fundo do vídeo!

Leitor, quer dizer, qualé… Colocar um áudio gravado com o próprio celular e uma imagem estática, não é algo difícil. Com o canal Angry Fox Pilgrim eu comecei assim. Com o tempo você vai melhorando as coisas.

Agora eu vou projetar os ganhos desse canal com os dados do Social Blade. É importante explicar que o valor do CPM mínimo do Social Blade é USD 0.25. Mas pela minha experiência o CPM do Brasil é algo em torno de 1 dólar. Só q o criador não recebe o CPM, e sim o RPM que são as reproduções por mil views. Então eu considero que o criador receba USD 0.50.

CPM é o custo por mil visualizações para o anunciante. Imagine que o CPM é como se fosse a hora trabalho que uma empresa paga para aquele mercado. O CPM é como se fosse isso. Quanto mais alto o CPM mais rentável é o nicho.

O RPM é o quanto você recebe, pois nem todos os views são monetizados, por 2 motivos principais: adblockers e por não ter mais anunciantes naquele momento dentro dos critérios onde seu vídeo se encaixa.

Portanto, vou considerar o CPM médio do Brasil, independente do nicho, como 1 dólar e o RPM de 50 centavos de dólar, para efeitos didáticos, ok?

Quanto você acha que esse canal está ganhando por mês postando orações?

Alguma coisa entre 40 mil e 668 mil! Calma, como disse antes, vamos trabalhar com CPM mais palpável pro Brasil: 1 dólar.

Com CPM de USD 1.00 e um RPM de USD 0.50 temos aproximadamente BRL 83.000 MENSAIS!

Tá bom pra você, ou quer mais?

Quer mais né? Eu sabia!

Ah, mas esse canal aí é de um protestante! — você pode dizer. Sem problema, vamos ver um católico que tem a mesma pegada de oração mais imagem estática.

2,8 MILHÕES de inscritos.

E quanto ele tá tirando por mês?

O CPM mínimo no Social Blade é de USD 0.25, mas vamos usar a mesma métrica anterior pro Brasil que tem CPM de USD 1.00 e RPM de USD 0.50

Isso equivale a aproximadamente USD 6.000 ou BRL 32.000!!

Tem para os espíritas também, embora a procura seja menor, pois a maioria dos brasileiros são católicos ou evangélicos.

Mas encontrei esse canal aqui fazendo A MESMA COISA dos outros: imagem estática mais um áudio de oração.

E adivinhem?

497 mil inscritos, vídeo com 6 milhões de visualizações, e fazendo os cálculos com a mesma métrica anterior (CPM USD 1.00 e RPM USD 0.50), chegamos a uma média de USD 1.222 ou BRL 6.574 MENSAIS!

Eu não estou dizendo q é só abrir um canal e sair gravando a moda c**lho! Mas se vc estudar os algoritmos e usar uma boa estratégia de SEO é possível alcançar a sua estabilidade financeira de 6 a 12 meses, e entre 2 a 5 anos a sua Total Independência Financeira (TIF)!

Você pode estudar pra concurso, ficar entre 3 a 5 anos se matando de estudar sem ganhar um puto enquanto isso, pra conseguir uma mamatinha do governo e ser o orgulho da família! Claro que pode.

Ou fazer uma faculdade de 5 anos, e mais uns 5 anos pra recuperar esse dinheiro. Mas em compensação você ganha um diploma e umas fotos legais pra postar no Instagram!

Ou ser burro de carga da sociedade e abrir uma empresa e só ter estresse e cabelo branco. A escolha é sua.

Eu já trilhei esses 3 caminhos.

Agora estou começando a minha jornada da Youtube Pill. Não sou nenhum milionário, estou começando, estou estudando, assim como você pode também começar hoje se quiser. Mas o q eu busco é a TIF trabalhando da minha casa, e, em algum momento trabalhar umas 2h por dia apenas. Sem estresse, sem patrão.

No meu servidor do Discord estou montando um grupo de estudos focado nisso. Tem uma aba específica onde trato apenas desse assunto. Quero abrir esse grupo para outros que tem interesse em crescermos juntos nessa jornada.

Você consegue entrar no meu Discord através de uma contribuição mensal pelo meu Picpay (https://picpay.me/angryfoxpilgrim). Mais detalhes, veja esse vídeo: https://www.mgtow.tv/v/Vnlqr1

Só irei aceitar quem for da minha bolha. Se você caiu aqui de paraquedas por algum motivo, infelizmente não vai rolar. Não adianta nem insistir porque existe uma entrevista com os Adm’s do servidor para ser aceito como membro. Quero manter o Discord seguro, livre de malucos, e que estejam focados no autodesenvolvimento.

Se tiverem qualquer dúvida, ou pergunta, meu Twitter é https://twitter.com/angryfoxpilgrim

Espero ter aberto a mente de vocês para essa possibilidade. No mais, sigam o seu próprio caminho senhores! Vejo vocês por aí, forasteiros.

Links e Referências

Youtube Creator Academy: https://creatoracademy.youtube.com/page/home?hl=pt-br

Como Acessar o Meu DISCORD Se tornando Um Apoiador: https://www.mgtow.tv/v/Vnlqr1

Picapay: https://picpay.me/angryfoxpilgrim

--

--

Angry Fox Pilgrim

publico certas obviedades difíceis de serem aceitas por mentes ordinárias.